Empresa Aguia Branca




Marcopolo Paradiso 1200





















































                                                             HISTORIA DA AGUIA BRANCA

          O nascimento da Viação Águia Branca, cuja empresa precursora começou suas atividades em 1946, representa o início da formação do Grupo Águia Branca, que hoje integra uma Holding e três Unidades de Negócios atuantes nas áreas de transporte aéreo e rodoviário de passageiros, logística e comércio.

           A família Chieppe chegou ao Brasil em 1889, originária da Região do Veneto, Itália. Fixaram-se num local que veio a se transformar na cidade de Colatina.

           Com o nascimento de Carlos Chieppe, brasileiro e capixaba, formava-se uma verdadeira história de empreendedorismo, que abrangeria desde plantações de café e tropas de burro, a transportes em caminhões e ônibus.
           A formação do Grupo Águia Branca, hoje composto por 12 empresas controladas por uma Holding e três Unidades de Negócios - Passageiros, Logística e Comércio - remonta ao ano de 1946 com o início das atividades de transporte de passageiros da Viação Águia Branca, empresa precursora.

           Em seis meses de atuação o negócio com transporte de passageiros ia tão bem que Carlos e seu sócio compraram outro carro. A pequena empresa, constituída por dois ônibus, era conhecida por Auto Viaçao 13. Estava iniciada, então, a primeira fase da experiência em transporte de passageiros, que daria origem a Viação Águia Branca.

A idéia de trabalhar no negócio de transporte fascinava os filhos de Carlos Chieppe, especialmente com a possibilidade de se tornarem motoristas. No volante, serra acima e serra abaixo, o compromisso com a vida e com o próximo, somado a simpatia no trato com os passageiros eram fatores que iam conquistando a preferência da população da região.

Em 1956, forma-se uma associação para comprar a Empresa de Ônibus Águia Branca, com 12 veículos, que ligavam as cidades de Águia Branca a Colatina. Já o início da década de 60 coincide com mudanças na empresa. A Viação Brasil e Empresa de Transportes Águia Branca fundem-se em uma única companhia e, em 17 de fevereiro de 1961, já com 40 carros, nasce a Viação Águia Branca Ltda.

Em 1971, a Águia Branca adquiriu o setor norte da Viação Itapemirim, expandindo sua área de atuação no Norte do Espírito Santo e dobrando sua frota de 75 para 150 ônibus. O investimento representou importante estratégia de crescimento do Grupo, que em 1973 inaugurou o Parque Rodoviário de Campo Grande em Cariacica - ES, com 75 mil m2.

Os anos 80 foram marcados por grandes investimentos, década quando foi adquirida a primeira concessionária do Grupo, a Vitória Diesel, além da Viação Capixaba, empresa que incorporou o serviço de fretamento e locação de veículos.

Na década de 90, o Grupo diversificou ainda mais os negócios, o que possibilitou grande crescimento. Nesse período, várias empresas foram adquiridas, como a Kurumá Veículos, revendedora Toyota, aquisição da Autoport, transportadora de veículos; e a criação da Vix Logística, especializada na implementação de soluções logísticas. Em 1993, o Grupo redesenha sua estrutura organizacional, organizando as empresas por segmentos de atuação denominadas Unidades de Negócios.

Na década de 2000, ao completar 60 anos, é inaugurado o Centro de Memória Águia Branca para preservar e disponibilizar todo o seu acervo histórico do Grupo à funcionários e visitantes.