Busologia

O que é a Busologia? 


Busologia é o termo utilizado para designar a atividade, geralmente praticada como hobbie, do estudo do ônibus e dos assunto relacionadas a esse tipo de veículo, tais como história, sistemas de transportes, empresas operadoras, políticas públicas, fabricantes de veículos, motores e carrocerias.
O termo Busólogo não consta em nenhum dicionário e apesar de possuir dois radicais gregos (bus = transporte e logos = estudo), a palavra surgiu no Brasil


"O termo busólogo não consta em nenhum dicionário. A palavra surgiu no Brasil por intermédio do engenheiro Hélio de Oliveira, designer de ônibus e ex-funcionário da extinta fábrica de carrocerias Thamco.Como admirava seu trabalho com os ônibus, coletava todo material possível que estivesse relacionado a ele, Hélio fundou em abril de 1979 o CDO (Clube do Design de Ônibus). O CDO é uma entidade civil formada por colecionadores e admiradores de carrocerias.Em 1986 os colegas de Hélio na Thamco começaram a chamá-lo de busólogo. Do apelido surgiu o nome para sua paixão: busologia.A busologia não é uma ciência, e sim uma espécie de hobby ou passatempo um tanto complexo, ainda mais levando em consideração que muitos cultivam esta preferência desdecriança e dificilmente sabem explicar o motivo.



Busologia é o termo utilizado para designar a atividade, geralmente praticada como hobbie, do estudo do ônibus e dos assuntos relacionados a esse tipo de veículo, tais como história, sistemas de transportes, empresas operadoras, políticas públicas, fabricantes de veículos, motores e carrocerias. A busologia desenvolve-se a partir das atividades de colecionismo, desenhos, pinturas e fotografias, além de encontros, exposições e debates ligados ao ônibus.